
CRÉDITO: PHOTOFEST
Em 1989, Bob Kane dividiu uma limusine com o Stan Lee, da Marvel, a caminho da estréia da adaptação de Tim Burton para a grande criação de Kane: " Batman ".
Os dois homens eram da realeza dos quadrinhos, mas Kane passou a maior parte do tempo agitando Lee, se divertindo com o conhecimento de que o Cavaleiro das Trevas tinha chegado ao cinema antes da própria co-criação de Stan, "Homem-Aranha".
Os dois tinham muito em comum. Como Lee, Bob Kane era uma das poucas pessoas a navegar nas águas turvas da indústria dos quadrinhos - que frequentemente deixavam escritores sem créditos pelo seu trabalho - ao estrelato, aquecendo os olhos do público quase tanto quanto sua criação icônica.
No entanto, Lee conseguiu sua primeira estrela na Calçada da Fama, derrotando Kane - que ganhou sua estrela na Calçada da Fama em 21 de outubro, pouco antes do seu 100º aniversário - por cerca de quatro anos. Kane já havia falecido, e em entrevistas, Lee se arrependeu de nunca ter tido a chance de mostrar a Kane o sucesso de 2002, "Homem-Aranha". Lee teria gostado de ter um pouco de alfinete em si mesmo.

Nascido Robert Kahn em 1915, Bob Kane desenvolveu um amor pela cor funnies de seu pai, um gravador para o New York Daily News. Kane eventualmente teve a chance de exercer sua profissão na incipiente indústria de quadrinhos nas páginas Adventure Comics e Action Comics, ambas de propriedade da empresa que acabaria se tornando conhecida como DC Comics. Seus primeiros esforços variaram de tiras de humor a contos de aventura, mas apesar de sua persistência, Kane não teve sucesso em suas mãos. Na verdade, as únicas pessoas que realmente fizeram na época foram Jerry Siegel e Joe Shuster, os co-criadores do Superman da DC.
Por isso, não foi surpresa que, em 1939, quando Kane começou a farejar o escritório do editor do "Superman", Vin Sullivan, ele foi instruído a montar um super-herói similar para encabeçar o título principal da empresa, Detective Comics. Depois de saber que Siegel e Shuster estavam ganhando $ 800 por semana - 32 vezes o que ele ganhava - Kane aproveitou o fim de semana e imaginou o Cavaleiro das Trevas.
Kane não estava sozinho nesse esforço, no entanto; ele procurou seu antigo colaborador e amigo do ensino médio, Bill Finger. O nome "Bat-Man" era de Kane, assim como a obra de arte na primeira história. A idéia da capa e do capuz do Cavaleiro das Trevas, a identidade de Bruce Wayne, e até mesmo o esquema de cores das meias cinzas de Batman , surgiram da mente brilhante de Finger.
Trabalhando a partir do roteiro que ele encomendou de Finger, Kane transformou em "O Caso do Sindicato Químico", uma história de seis páginas que estreou nas páginas da Detective Comics # 27, datada de capa em maio de 1939. Batman não apenas atuou em o conto, mas ele também pegou a capa muito procurada da questão. A capa do detetive logo se tornou a regra e não a exceção para o Cavaleiro das Trevas, e à medida que Batman ganhou popularidade, ele também adquiriu seu famoso ajudante, Robin, e seu próprio quadrinho auto-intitulado no ano seguinte.
Como Batman tornou-se um nome familiar e precisava de mais talento para lidar com suas aventuras, Kane contratou uma equipe inteira de criadores para produzir obras de arte agraciadas com sua assinatura, enquanto isso, desenhando suas próprias histórias de Batman até os anos 1950. Todo o tempo, Kane trabalhou para moldar sua persona pública, tornando-se um personagem por si só, uma espécie de amálgama de playboy Bruce Wayne e um dos vilões mais excêntricos de Batman, o pinguim manso e guarda-chuva.
Kane levou uma vida de celebridade, através do Batman de 1966 em torno do hit ABC "Batman" show, eo ressurgimento da popularidade de Batman no final dos anos 1980, devido ao filme de Burton. Kane morreu em 1998, bem depois da estréia do quarto filme da moderna franquia Batman.
Matthew K. Manning é o autor de "Batman: A Visual History", bem como vários outros livros sobre o Cavaleiro das Trevas, incluindo "The Batman Files", "The Batman Vault", "O Mundo Segundo o Coringa" e " Batman: Arkham Universe: o melhor guia visual. ” Matthewkmanning.com .variety.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário